Recuperação de carrinho abandonado com chatbots: como aumentar as vendas
Pesquisas revelam que, em média, 35% dos clientes abandonam o carrinho no e-commerce. Os motivos são diversos, desde o valor…
Pesquisas revelam que, em média, 35% dos clientes abandonam o carrinho no e-commerce. Os motivos são diversos, desde o valor do frete, até problemas técnicos na própria loja online. Além de entender porque os clientes abandonam o site e aplicar soluções para corrigir os problemas, é preciso ter uma estratégia recuperação de carrinho abandonado.
O chatbot é um recurso que vem sendo utilizado em diversos e-commerces com o objetivo de auxiliar o cliente. A solução também pode ser uma aliada em sua estratégia de recuperação de carrinho abandonado. Veja como a seguir!
Você vai ver neste conteúdo:
6 formas de usar o chatbot em sua estratégia de recuperação de carrinho abandonado
Valor do frete
Uma pesquisa realizada pelo Baymard Institute revela que 53% dos consumidores abandonam suas compras por causa do valor do frete. Infelizmente, nem sempre é possível reduzir os custos com o envio, mas a loja pode trabalhar com os valores de suas peças.
Oferecer um desconto ou o primeiro envio gratuito é uma forma de convencer esse cliente a fazer a compra, conhecer o site e ser conquistado pela experiência. Nesse caso, o chatbot pode aparecer durante a navegação, oferecendo um cupom para que o cliente possa usar na compra. Assim, não é necessário mudar o valor do frete no site — basta apenas oferecer um desconto aos clientes que podem desistir da compra.
Exemplo de mensagem para usar no chatbot: Conseguimos um desconto para te ajudar a levar os seus produtos! O código vai expirar às 00:00. Finalize agora o pedido e economize no frete!
Os clientes ainda estão na fase de pesquisa
Assim como em uma loja física, no e-commerce o cliente também entra no site, olha os produtos e nem sempre faz uma compra. Na internet essa prática é ainda mais frequente, pois o consumidor não se sente pressionado pelo vendedor. Por isso, é bastante comum adicionar produtos ao carrinho, ver a soma dos valores e ir para outra loja fazer o mesmo.
A solução, nesses casos, é envolvê-lo ali no processo de pesquisa. Ao sinal de que o cliente vai abandonar o carrinho, o chatbot pode começar uma conversa. O recurso deve ser configurado para fazer perguntas pré-definidas. A partir das respostas, o sistema direciona o cliente para algumas alternativas, como um vendedor online ou um desconto.
Exemplo de mensagem para usar no chatbot: Olá! Vi aqui que você selecionou ótimas opções, mas ainda não finalizou seu pedido. Posso te ajudar?
O prazo de entrega é muito longo
De acordo com o Baymard Institute, outro fator que impede o cliente de finalizar uma compra é o prazo de entrega muito longo. O levantamento do instituto mostra que 16% dos clientes desistem do pedido por causa desse motivo.
A solução é contar com diferentes tipos de envio que permitam ao cliente optar pelo melhor. Obviamente que os valores podem variar e isso vai impactar na decisão de compra. Um frete mais rápido, será mais caro. No entanto, o chatbot pode ajudar com a oferta de um desconto. Assim, o cliente consegue ter seu produto mais rápido e economiza no frete.
Exemplo de mensagem para usar no chatbot: Quer adiantar a entrega desse pedido? Temos um desconto para você economizar no frete!
Processo de checkout longo e complicado
O cliente que compra online quer facilidade. Por isso, o processo deve ser o mais simples possível. O levantamento do Baymard Institute mostra que 23% dos consumidores abandonam o carrinho quando o processo de checkout é longo e complicado.
No processo de recuperação de carrinho abandonado, o chatbot oferece suporte para o usuário e, caso seja necessário, o atendimento pode ser transferido para um atendimento humano.
Exemplo de mensagem para usar no chatbot: Nosso compromisso é garantir que você fará uma compra segura. Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda no fechamento do seu pedido, é só me avisar!
Falta de informações sobre o valor total antes do checkout
Diversos sites dificultam a visualização do valor total da compra, quando isso acontece, o cliente só tem acesso na página de checkout. Esse tipo de prática torna o processo de compra bem desgastante. Tanto é que 20% dos consumidores abandonam seus pedidos quando não conseguem checar o valor total da compra antes do checkout, segundo dados do Baymard Institute.
Nesse caso, a estratégia de recuperação de carrinho abandonado com chatbot vai informar o cliente. Uma caixa de mensagens com o recurso aparece, assim que o cliente for adicionando os produtos, com os valores atualizados.
Exemplo de mensagem para usar no chatbot: Olá, aqui estão as informações sobre o seu pedido!
Falta de confiança na loja online
A falta de confiança é o motivo pelo qual 17% dos clientes abandonam uma compra. Incluir informações pessoais e dados de cartão de crédito são ações críticas, que exigem uma relação de confiança entre o comprador e a loja. O site deve oferecer segurança e transmitir confiança aos seus clientes desde o primeiro acesso.
Os chatbots ajudam na construção dessa relação, tornando o processo de compra mais confiável. O recurso vai atuar como um vendedor, permanecendo disponível em qualquer momento que o cliente precisar. O chatbot é configurado para aparecer para os novos clientes, apresentando-se e se disponibilizando a ajudá-los.
Exemplo de mensagem para usar no chatbot: Olá, tudo bem? Fico muito feliz em receber você em nossa loja! Estou por aqui, caso você precise de ajuda com qualquer coisa, é só me chamar.
Os chatbots podem ser usados, ainda, em diferentes estratégias, como ajudar o cliente a encontrar algo que procura. O ideal é que as mensagens sejam configuradas com o tom de voz e o tipo de linguagem que a marca costuma utilizar com o cliente. Isso ajuda na construção do relacionamento e a transmitir confiança ao público.
Quer saber mais sobre o uso de chatbots no E-commerce? Então, acompanhe nossas publicações e entenda as inúmeras possibilidade e como aplicar na sua empresa!
Leia também como melhorar a experiência do cliente com o seu chatbot!