5 desafios do e-commerce para aumentar as vendas
De acordo com a pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), 71% do brasileiros esperam por promoções e saldões para…
De acordo com a pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), 71% do brasileiros esperam por promoções e saldões para comprar bens de alto valor. Apenas 2% compram na primeira visita ao e-commerce, por isso, a recuperação de carrinho abandonado é um dos grandes desafios do e-commerce que os lojistas precisam enfrentar de forma estratégica.
O cliente precisa ser convencido a comprar não só na primeira visita, mas em todas as outras, ou pelo menos na maioria delas. Esse, no entanto, é apenas um desafio a ser enfrentado na recuperação de carrinho abandonado. Neste artigo, você vai conhecer os 5 maiores desafios do e-commerce e quais estratégias adotar para aumentar suas vendas. Confira!
Recuperação de carrinho: por que você precisa de uma estratégia?
Uma série de fatores impedem o cliente de finalizar uma compra no e-commerce. Dados do E-commerce Radar mostram quais são os principais:
- Frete caro (53%)
- Obrigação de criar uma conta (31%)
- Checkout longo e complicado (23%)
- Falta de confiança no site (17%)
- Prazo de entrega muito longo (16%)
- entre outros.
Os motivos podem variar de acordo com o negócio. Entender quais são os fatores que prejudicam as suas vendas e a recuperação de carrinho abandonado é fundamental. Por meio da tecnologia, é possível identificar o que está desestimulando as vendas e aplicar técnicas para converter os clientes. Como por exemplo, a oferta de um desconto ou o auxílio com a finalização do pedido.
A recuperação de carrinho abandonado não é o único desafio que a empresa precisa enfrentar, veja, a seguir, quais são os 5 principais.
5 desafios do e-commerce como enfrentá-los e aumentar as vendas
1. Convencer o cliente a comprar em sua loja
A pesquisa da CNI mostra, também, que 81% dos entrevistados têm o hábito de barganhar antes fazer uma compra. Ou seja, convencer o cliente a comprar não é tão fácil.
As lojas online precisam analisar o comportamento dos consumidores e oferecer descontos na hora certa para converter o cliente. Algumas ferramentas permitem que a empresa consiga analisar a navegação, as páginas que o consumidor acessou e os produtos que foram adicionados ao carrinho.
Com base nessas informações, é possível criar estratégias para impactá-lo com uma oferta ou algo mais interessante.
2. Comunicar de forma personalizada
A comunicação personalizada aproxima e faz com que o cliente tenha uma identificação maior com a marca. Mais do que a recuperação de carrinho abandonado, o desafio, nesse caso, está em entender o que o consumidor procura e conseguir dialogar de forma mais próxima.
Fazer uma análise da comunicação, da linguagem e vocabulário que o cliente utiliza, auxilia a construção dessa comunicação. O levantamento dessas informações oferece suporte para a construção dos diálogos e os padrões de mensagens que serão usados no dia a dia do e-commerce. Isso envolve desde o atendimento ao telefone, até a interação nas redes sociais.
3. Ser bem avaliado publicamente
O Google tem aperfeiçoado seus algoritmos constantemente para entregar resultados mais adequados aos interesses dos clientes. Uma forma de fazer isso é considerando também as avaliações que os consumidores deixam sobre os sites, produtos, serviços e atendimento.
Conseguir que o cliente faça uma avaliação positiva não é tão simples. É preciso uma estratégia de atuação, onde comunicações sejam enviadas para o cliente solicitando que ele avalie sua compra. Para aumentar a motivação do consumidor, algum benefício, como um desconto, pode ser oferecido.
4. Fidelizar o cliente
Esse desafio não é novidade e atinge empresas de diferentes setores. Fidelizar um cliente é mais barato do que conquistar um novo, no entanto, é mais desafiador. O cliente precisa encontrar benefícios claros e interessantes para continuar comprando na mesma loja. A empresa, por sua vez, deve oferecer vantagens que atendam a diferentes tipos de público.
Descontos, ofertas especiais, clube de vantagens, programas de fidelidade e mais uma série de ações são adotadas por grandes varejistas que são referência no mercado. O e-commerce que quer ser visto de forma diferenciada precisa inovar.
Com a inteligência artificial, por exemplo, a empresa consegue entender se o que está oferecendo atende às expectativas do cliente. Ou melhor, atuar de forma preditiva, analisando o comportamento do consumidor para identificar o que ele quer.
5. Oferecer atendimento de qualidade
As empresas podem oferecer ainda mais qualidade em seus atendimentos sem precisar investir muito para isso. A tecnologia permite a automação dos processos, a redução dos gargalos e a personalização do contato com o cliente. Basta utilizar as ferramentas certas para isso e ter uma estratégia focada nas necessidades e características do consumidor.
Se a sua empresa ainda não oferece um atendimento diferenciado para o cliente, está na hora de mudar essa realidade. Veja como uma estratégia de vendas inovadora vai te ajudar a melhorar o atendimento na sua loja.