O que é chatbot para WhatsApp?


Um chatbot para WhatsApp é um software de inteligência artificial que interage automaticamente com os usuários através do WhatsApp. Ele pode realizar diversas tarefas, como responder perguntas frequentes, fornecer informações, processar pedidos, agendar compromissos, entre outras funcionalidades, dependendo da programação e dos objetivos para os quais foi desenvolvido.

Em termos mais técnicos, um chatbot de WhatsApp é desenvolvido por meio da integração de uma plataforma de software (como a Globalbot) com a API do WhatsApp Business (ou API Oficial do WhatsApp), que é uma tecnologia fornecida pelo próprio WhatsApp para permitir a integração desta plataforma.

Uma vez que esta plataforma de software está integrada com a API do WhatsApp, ela poderá disponibilizar muitas funções adicionais, tais como: gerenciar as mensagens, criar automações (chatbots com inteligência artificial atendendo 24h), utilizar um único número para vários atendentes, possuir relatórios e estatísticas, envio de mensagens em massa e muitas outras.

Por que utilizar chatbot para WhatsApp?


Bem, primeiramente vamos pensar o seguinte: o WhatsApp praticamente todo mundo usa para conversar entre as pessoas e entre pessoas e empresas.

Se você tem um negócio (uma empresa) que atende muitos clientes e sofre por não conseguir atender todo mundo, gerenciar as conversas, responder de forma rápida, vendo que seus clientes ficam esperando sem ter resposta, o chatbot é pra você!

Segundo dados recentes, publicados por profissionais do próprio WhatsApp, 60% das empresas mais valiosas do Brasil já estão no WhatsApp utilizando a API Oficial, que permite uso de chatbots.

Uma outra pesquisa, realizada pela MobileTime e OpinionBox, aponta que 80% dos clientes entram em contato com as marcas pelo WhatsApp, sendo 83% para tirar dúvidas, 75% para solicitar ajuda ou suporte e 63% para comprar produtos ou contratar serviços.

Abaixo veja os 3 principais usos dos chatbots no WhatsApp:

1. Chatbot no WhatsApp para Atendimento

Automatize o atendimento, aumente a eficiência do SAC e melhore a satisfação dos seus clientes. Veja algumas vantagens:

Envie mensagens com campanhas de WhatsApp

Um único número de WhatsApp API Oficial para todas as suas equipes (comercial e atendimento).

Segmente os públicos alvo.

Responda automaticamente com chatbots no WhatsApp, utilizando inteligência artificial.

Botões de resposta do WhatsApp

Utilize menus e botões tipo URA para agilizar o atendimento.

Atendimento automático com chatbots

O chatbot WhatsApp no atendimento a clientes é usado para responder de forma imediata dúvidas comuns e solicitações que normalmente necessitaria de um atendente humano para responder. O uso da inteligência artificial ajuda a interpretar a inteção das pessoas e dar a resposta correta fornecendo assim condições de seus clientes realizarem um autoatendimento no WhatsApp.

Algumas respostas podem ser bem simples (por exemplo: qual o horário de funcionamento?) mas também podem existir respostas mais complexas (por exemplo: preciso da minha segunda via do boleto), onde é feita uma integração com o sistema que sua empresa já usa para responder.

Além das respostas imediatas, o chatbot pode direcionar o cliente para um atendimento humano, de acordo com a necessidade, o departamento desejado ou outro atributo.

2. Chatbot no WhatsApp para Vendas

Aumente as vendas no WhatsApp. Da pesquisa ao pagamento. Veja algumas vantagens:

Chatbot para empresas: atendimentos automatizados

Direcione os clientes para seu e-commerce ou site através de link na mensagem.

Distribua para o time comercial ou atendimento

Distribua os clientes para as lojas físicas e equipe de vendedores.

Chatbot para atendimento automático

Envie o link de pagamento e efetive a transação.

Automatize o atendimento no WhatsApp

O chatbot no WhatsApp para vendas garante um aumento de performance em faturamento e vendas, uma vez que os clientes que não são atendidos imediatamente tendem a procurar outra empresa para comprar. 

O chatbot realiza o atendimento imediato tanto para gerar e qualificar leads automaticamente, quanto para tirar dúvidas na etapa de compra de um produto ou serviço. 

Seu cliente também poderá ser direcionado para um vendedor da loja física ou da central de vendas, que poderá avançar com a conversa e enviar um link de pagamento, efetivando a compra.

3. Chatbot no WhatsApp para Marketing

Todo o potencial dos chatbots para WhatsApp na sua estratégia de marketing! Veja algumas vantagens:

Casos de uso em Campanhas de WhatsApp

Envie mensagens promocionais, notificações e pesquisas em segundos.

Mais engajamento e conversão com disparos em massa no WhatsApp

Muito mais alcance, engajamento e conversão comparado ao e-mail marketing ou SMS.

Especialistas Globalbot em disparos em massa

Envie promoções e notificações para os clientes. Surpreenda-se com as campanhas via WhatsApp com disparos em massa.

Recuperação de carrinhos abandonados via WhatsApp

O chatbot no WhatsApp para marketing, permite que sua empresa fale com os seus leads e clientes de forma imediata e com altíssimo engajamento. É a sua empresa na palma da mão dos seus clientes. 

Você poderá enviar mensagens, promoções, notificações, incluindo textos, imagens, pdfs, vídeos e botões para sua base de clientes de forma manual (através de uma lista) ou integrada diretamente via API para envios automáticos.

As ações de marketing de anúncios no Instagram podem direcionar imediatamente para o chatbot no WhatsApp, que irá atender e fazer a qualificação, conhecidas como Campanhas Click to WhatsApp.

Sua empresa terá relatórios e estatísticas completas de entregas, leituras e engajamento, que são muito superiores à taxas de performance de campanhas por SMS ou e-mail marketing.

Como criar um chatbot no WhatsApp?

Para criar um chatbot no WhatsApp você precisará seguir os seguintes passos. 

1) Certifique-se que a sua empresa possui uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook (Business Manager)

2) Você deverá ter um número WhatsApp (pode ser o que você já usa ou criar uma conta nova). O número pode ser de celular, fixo ou até mesmo de 0800.

3) Escolher uma plataforma de atendimento WhatsApp que seja integrada à API do WhatsApp, que permitirá a habilitação do número WhatsApp para criar os chatbots e outros recursos necessários. Conheça a plataforma Globalbot, fale com um de nossos especialistas.

4) Definir seus objetivos e configurar o chatbot nesta plataforma, criando fluxos de atendimento, as respostas da inteligência artificial e eventuais integrações com sistemas para que o chatbot possa realizar tarefas (como por exemplo entregar uma segunda via de um boleto).

5) Realizar os testes na versão final e fazer ajustes conforme necessário.

Veja outras aplicações do chatbot para WhatsApp.

Vendas pelo WhatsApp

Turbine suas vendas. Coloque sua equipe comercial em ação atendendo a todos os clientes no WhatsApp. Da pesquisa ao pagamento.
Atumente até 400% suas vendas atendendo os clientes rapidamente no WhatsApp.

Mais engajamento e conversão com disparos em massa no WhatsApp

Marketing no WhatsApp

Realize estratégias de marketing no WhatsApp, tais como disparos em massa via WhatsApp impactando toda sua base de clientes.
+95% de taxa de abertura. Envie promoções, cupons de desconto, ações para recuperação de carrinho abandonado, status de pedido e muito mais.

Atendimento e Relacionamento

O chatbot no WhatsApp ajuda os clientes a fazerem um auto atendimento e assim desafogar sua central, oferecendo respostas imediatas e sem intervenção humana.
+50% das dúvidas comuns dos clientes podem
ser respondidas automaticamente.

Gerações de Leads e Inscrições

O chatbot do WhatsApp ajuda a reter o visitante do site através do diálogo e gerar leads para equipes comerciais, integrando com ferramentas de marketing digital e ou força de vendas.
2x mais capacidade de geração de leads, integrando ao site, landing page ou Facebook.

Pesquisas de Satisfação

Realize pesquisas de satisfação e feedbacks com chatbot no WhatsApp, coletando dados de forma automatizada, através de diálogo e em diversos dispositivos.
5x mais taxa de respostas em pesquisas
comparadas aos métodos tradicionais.

Automatização de Tarefas

Utilize o chatbot para WhatsApp  integrado a sistemas da sua instituição ou empresa, transformando uma tarefa em um diálogo intuitivo, aumentando a produtividade interna.
+90% de economia automatizando processos
que antes eram realizados por pessoas.

Globalbot: a plataforma número 1 para você vender e atender com chatbots no WhatsApp.

Chatbot para empresas e chat-commerce
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Dúvidas frequentes: Tudo o que você precisa saber ao utilizar um chatbot para WhatsApp.

O que é WhatsApp API Oficial?

A API Oficial é um produto do WhatsApp para empresas destinado ao uso profissional. A Globalbot opera com a API Oficial permitindo o uso de chatbots no WhatsApp. Saiba mais sobre a WhatsApp API Oficial.

Quais os pré-requisitos para minha empresa usar o WhatsApp API?

Nosso time irá orientar você neste processo. Confira os requisitos a seguir: (1) estar de acordo com as Políticas Comerciais do WhatsApp, (2) ter um site no ar com domínio próprio da empresa e (3) conta do Facebook com empresa verificada.

Posso usar meu número atual?

A habilitação pode ser realizada em números fixos ou móveis e até mesmo nos 0800. O cliente poderá habilitar um número WhatsApp Oficial (WABA) a partir de um número que ele já esteja usando, mesmo que ele já tenha um WhatsApp (Business ou Pessoal) em operação.

Utilização de múltiplos atendentes

A integração Globalbot WhatsApp permite que você utilize um único número WhatsApp possibilitando a comunicação simultânea entre diversos clientes e o chatbot (robô de atendimento) e múltiplos atendentes (humanos). O cliente definirá a sua arquitetura de atendimento com os recursos disponíveis no
plano contratado.

O que é uma conversa?

Uma conversa é um período de interação e troca de mensagens entre um cliente e uma empresa, que começa quando algum deles envia a primeira mensagem. Existem conversas receptivas (iniciada pelo cliente) e ativas (iniciadas pela empresa) através de um atendente.

Registro e controle das conversas

A plataforma Globalbot possui diversos recursos de comunicação multi-canal para site, Facebook e WhatsApp, portanto o controle e registro das conversas funciona em qualquer um dos canais de atendimento utilizados.

Envios de arquivos e multimídia

A integração com o WhatsApp permite o envio de mensagens de texto, áudio, imagens e documentos, possibilitando inclusive o reconhecimento de voz a partir da tecnologia Speech-to-Text.

Escalabilidade

Os chatbots no WhatsApp como são softwares automáticos, estão disponíveis para interagir com o público 24hs por dia, nos 7 dias da semana, permitindo inúmeros atendimentos simultâneos e sem fila de espera.

Termos de Uso do WhatsApp

É muito importante salientar que para utilização da integração entre Globalbot e WhatsApp o cliente esteja ciente e aceite as Políticas de Uso do WhatsApp, utilizando a aplicação de forma a não infringi-los. Caso o faça, o número poderá ser bloqueado. Políticas de Uso do WhatsApp.

O que são as Mensagens Template?

As Mensagens Template do WhatsApp (antigos HSM) são modelos de mensagens pré-aprovadas pelo WhatsApp (Meta) e devem obedecer algumas regras para cada caso de uso.

Sua empresa precisará usar Mensagens Template quando: (1) iniciar uma conversa nova com um cliente, (2) retomar uma conversa na qual o cliente já está há mais de 24h sem enviar mensagem ou (3) realizar campanhas (disparos em massa)

Uma vez aprovados, estes modelos de mensagem ficarão disponíveis na plataforma Globalbot para utilização. Nossos especialistas em chatbot irão ajudar você neste processo e aprovações.

Tipos permitidos de uso

A integração entre Globalbot e o WhatsApp permite a utilização em dois formatos distintos:

#1 Atendimento Receptivo: Neste caso o atendimento via WhatsApp com o chatbot tem a função de vendas e atendimento aos clientes, respondendo às mensagens de forma automática ou mesmo transferindo para um vendedor ou atendente. E a origem do atendimento (primeira mensagem) é pelo cliente (que conhece o número através da divulgação pela empresa contratante).

#2 Mensagem Ativa: Neste caso o chatbot WhatsApp é usado para promoções e notificações clientes. E a origem do atendimento (primeira mensagem) é pela empresa (que aciona o atendimento) iniciando uma sessão de conversa, por templates de mensagens HSM.

WhatsApp Marketing: Campanhas e disparos em massa

Atualmente uma das principais estratégias efetivas para relacionamento e vendas é o WhatsApp Marketing. Porém é importante ter atenção a este tipo de uso, pois o envio em massa pode ter algumas restrições. A partir de 2022 já foram permitidas ações de disparos em massa via whatsapp com usos relacionados à promoções, divulgações, publicidade e afins, incentivando vendas pelo aplicativo preferido dos brasileiros, onde os vendedores usam técnicas de chat-commerce para vender mais. São aceitáveis também disparos em massa via WhatsApp que podem ser automatizados através do uso de integrações, muito utilizados para enviar notificações e avisos (lembrando que todos necessitam consentimento prévio do clientes, como opt-in).

Forma de Cobrança

A forma de cobrança é composta pelo plano escolhido na Globalbot e os créditos adicionais para envios de disparos. Confira os planos e preços de chatbots e contate-nos para ajudar a tirar qualquer dúvida.

O número pode ser bloqueado?

Se você seguir nossas orientações de uso e normas do próprio WhatsApp, você não tem risco de perder a sua conta ao utilizar campanhas de marketing ou disparos em massa via WhatsApp! O número/conta da sua empresa na Plataforma do WhatsApp Business é constantemente monitorado.

As pessoas podem bloquear ou denunciar empresas, e tanto a Globalbot quando a Plataforma do WhatsApp Business avaliarão e limitarão as empresas que tiverem baixa qualidade por um certo período. O eventual banimento nunca será em virtude do uso da plataforma Globalbot, mas sim por conta da ação do cliente. O banimento poderá ocorrer mesmo que faça os envios de forma manual, o risco é exatamente o mesmo.

O banimento do número do WhatsApp Business pode acontecer por uma série de motivos de acordo com a Política Comercial do WhatsApp. Saiba o que fazer se seu número foi banido no WhatsApp.

Use chatbots no WhatsApp em sua estratégia.

 

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