O que é chatbot para WhatsApp?
Um chatbot para WhatsApp é um software de inteligência artificial que interage automaticamente com os usuários através do WhatsApp. Ele pode realizar diversas tarefas, como responder perguntas frequentes, fornecer informações, processar pedidos, agendar compromissos, entre outras funcionalidades, dependendo da programação e dos objetivos para os quais foi desenvolvido.
Em termos mais técnicos, um chatbot de WhatsApp é desenvolvido por meio da integração de uma plataforma de software (como a Globalbot) com a API do WhatsApp Business (ou API Oficial do WhatsApp), que é uma tecnologia fornecida pelo próprio WhatsApp para permitir a integração desta plataforma.
Uma vez que esta plataforma de software está integrada com a API do WhatsApp, ela poderá disponibilizar muitas funções adicionais, tais como: gerenciar as mensagens, criar automações (chatbots com inteligência artificial atendendo 24h), utilizar um único número para vários atendentes, possuir relatórios e estatísticas, envio de mensagens em massa e muitas outras.
Por que utilizar chatbot para WhatsApp?
Bem, primeiramente vamos pensar o seguinte: o WhatsApp praticamente todo mundo usa para conversar entre as pessoas e entre pessoas e empresas.
Se você tem um negócio (uma empresa) que atende muitos clientes e sofre por não conseguir atender todo mundo, gerenciar as conversas, responder de forma rápida, vendo que seus clientes ficam esperando sem ter resposta, o chatbot é pra você!
Segundo dados recentes, publicados por profissionais do próprio WhatsApp, 60% das empresas mais valiosas do Brasil já estão no WhatsApp utilizando a API Oficial, que permite uso de chatbots.
Uma outra pesquisa, realizada pela MobileTime e OpinionBox, aponta que 80% dos clientes entram em contato com as marcas pelo WhatsApp, sendo 83% para tirar dúvidas, 75% para solicitar ajuda ou suporte e 63% para comprar produtos ou contratar serviços.
Abaixo veja os 3 principais usos dos chatbots no WhatsApp: