Número banido no WhatsApp? Entenda o motivo e saiba como resolver

Saiba como recuperar o número da sua empresa no WhatsApp Business Ter o número banido do WhatsApp pode impactar como…

4 min leitura

Saiba como recuperar o número da sua empresa no WhatsApp Business

Ter o número banido do WhatsApp pode impactar como sua marca é vista pelos seus clientes. Sua empresa pode ficar sem poder falar ou atender seus clientes, suas vendas podem despencar e várias oportunidades de negócio serão perdidas. Sua ferramenta de atendimento no WhatsApp pode parar e suas estratégias como o chatbot para WhatsApp podem ficar indisponíveis.

Mesmo sendo uma plataforma corporativa, ainda existe a possibilidade de ter seu número banido no WhatsApp, ou melhor, o número da sua empresa. Entenda agora porque isso pode acontecer e como resolver.

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business, também conhecido como conta comercial do WhatsApp, alavancou o atendimento de muitas empresas, oferecendo um canal mais informal, que possibilita uma aproximação e uma comunicação mais direta com o seu cliente. Porém, por conta disso, também existe uma rígida Política de Privacidade do WhatsApp, que deve ser respeitada para evitar comportamentos que possam causar impressões negativas no seu cliente e também na equipe de gerenciamento do app.

O WhatsApp baniu meu número: o que fazer para não correr o risco de ser banido!

  • Atenção à Política Comercial do WhatsApp
    Existem algumas formas de evitar que a sua conta comercial no WhatsApp seja banida. Uma delas é se manter atualizado da Política Comercial do WhatsApp. Ela delimita as ações aceitas pela plataforma e quais não são permitidas, tudo isso para garantir que você ou o responsável pelo gerenciamento da conta comercial do WhatsApp não estejam violando as regras ou sendo mal interpretados pelos clientes ou pelo próprio WhatsApp.
  • Utilize o WhatsApp de forma profissional
    Para evitar ter seu número banido no WhatsApp mantenha os dados e as informações da sua empresa sempre corretas e atualizadas. Esse tipo de informação passa credibilidade e evita que o cliente confunda a sua conta comercial com um spam e denuncie o seu número.

Aqui na Globalbot utilizamos a API Oficial do WhatsApp Business, onde nossa empresa foi registrada corretamente e recebeu o selo de verificação (conta verificada no WhatsApp).

selo-verificado-whatsapp-número-banido-no-whatsapp
Selo de Conta Comercial verificada no WhatsApp

Quer saber como utilizar o WhatsApp de forma profissional? Fale com um de nossos especialistas em chatbot.

  • Cuidado com os envios de mensagens ativas.
    Além disso, para não ter seu número banido no WhatsApp, não entre em contato com usuários que não concordaram em serem contatados pela sua empresa. É importante não ser invasivo e respeitar a vontade dele. Enviar mensagens sem autorização pode ser inconveniente e desrespeitoso, fazendo com que ele denuncie a conta colaborando para sua empresa ser banida.

Algumas boas práticas para o bom relacionamento com o seu cliente por WhatsApp:

  • Evite enviar mensagens com caráter de vendas, promoções, mailing e etc sem autorização de seus contatos; Estas mensagens podem ser consideradas como SPAM e são expressamente proibidas pelo WhatsApp;
  • Não adicione seus contatos a grupos ou listas de transmissão;
  • Não mande mensagens ativas para contatos desconhecidos ou que não tiveram algum contato recente com sua empresa; Para fazer a estratégia correta, é necessário ter o Opt-in, ou seja, a permissão do cliente para enviar aquela mensagem. Para saber mais sobre Opt-in entenda o que são os templates de mensagens do WhatsApp (HSM);
  • Sempre use os aplicativos e ferramentas oficiais do WhatsApp Business. Você pode baixá-los pelo site oficial do WhatsApp ou pela loja de aplicativos do seu celular.
  • Leia nosso artigo sobre marketing no WhatsApp e conheça de perto todas as regras.

chatbot-whatsapp

O WhatsApp baniu meu numero. Como recuperar?

Fique tranquilo! Existem alternativas para recuperar o número que foi banido no WhatsApp Business.

A primeira coisa a se fazer é entender que o banimento do seu número do WhatsApp é um alerta que sua estratégia atual de relacionamento não está de acordo com os Termos de Serviços do WhatsApp.

Aqui no Globalbot, nós somos uma empresa que tem como uma das funcionalidades do produto ser uma ferramenta de atendimento no WhatsApp e utilizamos chatbots para WhatsApp como uma estratégia de atendimento e vendas. Por isso, temos contato direto com o Facebook – a empresa proprietária do WhatsApp – e conhecemos a fundo as Políticas de Privacidade do WhatsApp e como construir uma conta comercial corretamente.

Se você está passando por dificuldades de manter uma comunicação com seus clientes pelo WhatsApp, e quer um diagnóstico da situação atual de sua empresa, fale com um de nossos especialistas em chatbot para WhatsApp e entenda como automatizar seus atendimentos de forma inteligente e escalável.

Outra maneira para recuperar seu número banido no WhatsApp, é encontrar soluções pela Central de Ajuda do WhatsApp Business.

Leia também:

guia-do-hsm

Felipe Volpato CEO Globalbot ;)

Leia mais.

Ferramenta de Atendimento para WhatsApp: 10 Vantagens e Recursos

Ferramenta de Atendimento para WhatsApp: 10 Vantagens e Recursos

O sucesso de qualquer negócio depende da comunicação eficiente com os clientes. Nos últimos anos o Whatsapp tem se tornado…

02/04/2024
WhatsApp Marketing: o que é e como fazer?

WhatsApp Marketing: o que é e como fazer?

O que é o WhatsApp Marketing? O WhatsApp Marketing é uma estratégia de marketing cujo objetivo principal é aproveitar a…

05/01/2024

Os melhores insights no seu email

Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.