Novo modelo de cobrança na API do WhatsApp Business

Descubra o que mudou na precificação de abertura da Janela de 24 horas do WhatsApp com HSM O Facebook anunciou,…

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Descubra o que mudou na precificação de abertura da Janela de 24 horas do WhatsApp com HSM

O Facebook anunciou, há algumas semanas, novas mudanças no modelo de cobrança na API do WhatsApp Business que passa a ser por atendimento. A novidade no modelo de preços do WhatsApp API inclui duas taxas de cobrança e por sessão de conversas. Descubra o que mudou!

A grande novidade: preços baseados em conversa

A partir de 1º de fevereiro de 2022, o WhatsApp trocará o modelo de preços baseado em notificação, que hoje são chamadas de HSM (High Structured Message), também conhecidas como mensagens de template, por um modelo de preços baseado em conversas. As empresas serão cobradas por conversas ativas (quando a empresa inicia a conversa com o cliente) ou passivas (quando o cliente inicia a conversa com a empresa)

Como funciona na prática?

Vamos simular um exemplo. O Thiago Nunes é cliente da Globalbot e no processo de atendimento ele precisa conversar com o suporte da empresa, a Telma, Assistente Virtual da Globalbot. Abaixo vamos usar dois exemplos:

Conversas iniciadas pelo usuário
Cenário 1: consultas de atendimento ao cliente ou suporte geral em uma única sessão de conversa, com duração de 24 horas.

cenario-3-chatbot-whatsapp

1. O cliente Thiago Nunes manda uma mensagem e inicia uma conversa. Neste contexto é cobrado por 1 atendimento.

2. A Globalbot (como empresa) poderá enviar quantas mensagens quiser na sessão de atendimento. Isso é um estímulo para que a empresa responda as consultas de suporte rapidamente e, ao mesmo tempo, permite que os usuários troquem tantas mensagens quantas forem necessárias para resolver os problemas dentro da sessão de 24 horas.

3. Se a Globabot continuar trocando mensagens com o Thiago após o término da sessão inicial de 24 horas, serão cobrados os custos referentes a uma nova conversa. Além disso, a empresa terá que enviar uma mensagem no formato de um template de mensagem (HSM) para iniciar uma nova conversa caso tenham transcorrido mais de 24 horas a partir da última mensagem do Thiago, que será cobrada como uma conversa iniciada pela empresa.

Nesse cenário, o Thiago recebe as informações necessárias sobre o suporte, e a Globalbot paga por uma conversa iniciada pelo usuário.

Cenário 2: A conversa iniciada pelo usuário leva a duas conversas, com necessidade de um modelo de mensagem.

cenário-2-chatbot-whatsapp

1. Thiago acabou não respondendo ao atendimento de suporte e se passaram 24 horas, a sessão foi finalizada automaticamente.

2. A Globalbot precisa enviar uma mensagem de template para Thiago.

3. Quando Thiago responder novamente, será continuado a sessão de atendimento.

Ao responder o Thiago mais de 24 horas após a primeira mensagem de confirmação do horário estimado da entrega, o bot da Globalbot inicia uma nova conversa. Além disso, a Globalbot tem que usar um modelo de mensagem, já que transcorreram mais de 24 horas desde a última mensagem de Thiago.

Nesse cenário, a Globalbot paga por uma conversa iniciada pelo usuário e uma iniciada pela empresa.


Conversas iniciadas pela empresa
Cenário 1: a empresa inicia a entrega de um modelo de mensagem.

conversa no whatsapp mostrando uma mensagem hsm ativa

1. Quando a empresa decide iniciar a conversa, a Globalbot usa um modelo de mensagem para avisar os usuários que optaram por receber notificações.

Nesse cenário, a Globalbot quer avisar sobre o modelo de parceria.

A Globalbot pagará por uma conversa iniciada pela empresa, referente à entrega desse modelo de mensagem para Thiago dentro de uma sessão de conversa de 24 horas.

Cenário 2: a empresa inicia uma conversa, e a resposta do usuário leva a uma única conversa.

cenario-3-chatbot-whatsapp-cobrança-na-API-do-WhatsApp

1. Quando um cliente faz um novo pedido, a Globalbot envia um SMS confirmando o recebimento da compra e pergunta se o cliente deseja receber a notificação quando o pedido for enviado.

2. O cliente seleciona Sim, optando por receber notificações adicionais sobre o pedido.

Nesse cenário, a Globalbot paga por uma única conversa iniciada pela empresa. Se o usuário responder mais de 24 horas após a entrega da mensagem inicial da empresa e essa mensagem for seguida de uma resposta, isso será considerado como uma nova conversa iniciada pelo usuário.

Qual o impacto para minha empresa no novo modelo de cobrança na API do WhatsApp Business?

A grande novidade será a cobrança da empresa também por mensagens passivas, com preços estabelecidos pelo país de origem dos clientes.

Essas atualizações já entrarão em vigor a partir do dia 01 de fevereiro de 2022 mas ainda não temos o controle de como o Facebook irá atualizar suas políticas. Estamos trazendo as últimas novidades do mercado para você e nossos clientes entenderem como o novo modelo de cobrança vai impactar sua estratégia comercial e ficarem cientes das novas cobranças do WhatsApp

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com nossos especialistas em chatbot para entender o novo modelo de cobrança e encontrar a melhor forma de aprimorar sua experiência de atendimento.

Conheça os chatbots para WhatsApp

Felipe Volpato CEO Globalbot ;)

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