Como as pesquisas de satisfação podem alavancar a sua empresa?
As pesquisas de satisfação são uma boa oportunidade para as empresas receberem o feedback dos seus consumidores de forma direta…
As pesquisas de satisfação são uma boa oportunidade para as empresas receberem o feedback dos seus consumidores de forma direta e objetiva. Esse relacionamento pode trazer benefícios para todos os envolvidos.
Essa estratégia é um valioso instrumento para a coleta de dados e aperfeiçoamento dos serviços e produtos. Quando aplicadas de maneira eficientes, potencializam os resultados e dão mais competitividade para as empresas.
Para que você entenda mais sobre o assunto, este artigo explica qual é a importância das pesquisas de satisfação e como realizá-las de maneira eficiente. Além disso, mostra algumas tendências interessantes da área. Acompanhe a leitura!
O que é o Net Promoter Score?
O Net Promoter Score (NPS) é um modelo de pesquisa utilizado para mensurar o nível de lealdade e satisfação de clientes de maneira objetiva. Ele revolucionou o mercado e é amplamente utilizado por todo o mundo, graças à simplicidade, flexibilidade e confiabilidade da metodologia.
Essas características permitem que empresas de diversos portes e segmentos se valham dessa estratégia. De modo geral, ela pode ser usada cada vez que o cliente tem alguma interação com a empresa, mas isso não impede o uso em outras situações.
O NPS está baseado em uma pergunta quantitativa simples: “Em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de recomendar esta companhia a um amigo ou familiar?”. Além dessa primeira questão, há uma outra qualitativa, dando espaço para que o cliente justifique a resposta.
As pesquisas geralmente são realizadas em três situações:
- atendimento: comum nas situações em que a empresa deseja avaliar reclamações recorrentes de consumidores, por exemplo;
- serviço: usado para os momentos em que a instituição quer conhecer a opinião do cliente acerca do serviço que oferece e ainda a percepção sobre seu negócio;
- produto: quando o interesse está na avaliação do nível de satisfação do consumidor em relação a um produto específico.
Qual a importância das pesquisas de satisfação?
Você sabe quais são os pontos fortes do seu produto ou serviço? Quais são os pontos que precisam ser aperfeiçoados para aumentar a satisfação dos clientes? Essas são respostas que você consegue por meio das pesquisas de satisfação. Ou seja, elas são maneiras de descobrir o que os seus clientes realmente querem.
Elas são fundamentais para demonstrar qual é a experiência do consumidor com a empresa. Essa interação permite que o cliente explique sua insatisfação com alguma coisa e que a instituição otimize algum serviço ou produto.
Imagine que os clientes consideram o seu atendimento como ruim, por exemplo. Talvez você não descubra isso no contato direto com os consumidores, mas por meio das pesquisas essas respostas chegam de maneira natural. Com os dados nas mãos, é possível buscar maneiras de corrigir as falhas, aumentando a satisfação do público com a sua instituição.
Como realizá-las de maneira eficiente?
Por mais importantes que sejam, se não forem eficientes, as pesquisas não atingirão o objetivo. Por isso, elas precisam seguir algumas práticas que ajudam a gerar resultados melhores e reduzir os custos.
A objetividade é essencial e deve ser priorizada. Quanto mais sucintas e específicas elas forem, maior será a qualidade das respostas. Concentre-se em um ponto específico e busque as opiniões sobre ele. Se a sua dúvida é relacionada ao atendimento, faça perguntas que ajudem a responder esse questionamento.
Outra maneira de otimizar os resultados da pesquisa é por meio da utilização da internet. Ela reduz os custos de aplicação e ainda possibilita um alcance significativo, que não seria possível e barato por outros meios.
Uma pesquisa de satisfação tem critérios objetivos de avaliação na maioria dos casos. Para aumentar a eficácia dessas respostas, peça para o cliente deixar um comentário explicando a resposta. Dessa forma, é possível descobrir de maneira mais detalhada o porquê da opinião negativa ou positiva de algum aspecto.
A personalização também é interessante para que o consumidor se sinta valorizado. Quando a abordagem é feita pelo nome é mais provável que o cliente responda os questionamentos.
Quais são as tendências atuais para as pesquisas de satisfação?
Existem métodos e formas diferentes de realizar pesquisas de satisfação. A tecnologia aumentou as possibilidades de sucesso nessa estratégia, além de atingir um público maior. Confira algumas tendências nessa área!
Redes sociais
As redes sociais são muito utilizadas, por isso, oferecem um alcance fenomenal. Além disso, não demandam gastos altos para a divulgação e compartilhamento das pesquisas, sendo esse um processo simples e que traz respostas rápidas e necessárias.
O WhatsApp também pode ser utilizado para a comunicação com os consumidores, sendo mais um canal eficiente para a aplicação das pesquisas de satisfação de clientes. O consumidor está no controle do processo, pois é ele que autoriza a empresa a entrar em contato pelo aplicativo.
Chatbots
Os chatbots podem ser definidos como robôs ou softwares que utilizam Inteligência Artificial para simularem conversas. A principal finalidade deles é o atendimento a clientes em larga escala.
Quando utilizados para as pesquisas de satisfação, podem desempenhar a função de coletar as respostas, apurar e analisar os dados obtidos. Eles facilitam a mensuração das informações e tornam a interação mais atraente para os consumidores.
Como a Globalbot pode contribuir nesse cenário?
A Globalbot é especialista em chatbots e em estratégias de comunicação com o cliente e oferece um serviço diferenciado e eficiente. Com experiência na área, entende as necessidades dos consumidores e contribui na otimização do tempo, delegando tarefas corriqueiras para os bots.
As informações captadas e armazenadas pelos bots ajudar a melhor a relação dos consumidores com as empresas. Por isso, a solução oferecida potencializa as vendas e traz mais força para o negócio.
Neste artigo, você conferiu como as pesquisas de satisfação são fundamentais para alavancar a sua empresa. As informações conseguidas por meio delas direcionam os investimentos que devem ser feitos e ajudam a corrigir as falhas dos produtos e serviços. Uma maneira eficiente de aplicá-las é com o uso de chatbots, que contribuem na divulgação e apuração dos dados.
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