O que são as Mensagens Template?
As Mensagens Template do WhatsApp (antigos HSM) são modelos de mensagens pré-aprovadas pelo WhatsApp (Meta) e devem obedecer algumas regras para cada caso de uso.
Sua empresa precisará usar Mensagens Template quando: (1) iniciar uma conversa nova com um cliente, (2) retomar uma conversa na qual o cliente já está há mais de 24h sem enviar mensagem ou (3) realizar campanhas (disparos em massa)
Uma vez aprovados, estes modelos de mensagem ficarão disponíveis na plataforma Globalbot para utilização. Nossos especialistas em chatbot irão ajudar você neste processo e aprovações.
Tipos permitidos de uso
A integração entre Globalbot e o WhatsApp permite a utilização em dois formatos distintos:
#1 Atendimento Receptivo: Neste caso o atendimento via WhatsApp com o chatbot tem a função de vendas e atendimento aos clientes, respondendo às mensagens de forma automática ou mesmo transferindo para um vendedor ou atendente. E a origem do atendimento (primeira mensagem) é pelo cliente (que conhece o número através da divulgação pela empresa contratante).
#2 Mensagem Ativa: Neste caso o chatbot WhatsApp é usado para promoções e notificações clientes. E a origem do atendimento (primeira mensagem) é pela empresa (que aciona o atendimento) iniciando uma sessão de conversa, por templates de mensagens HSM.
WhatsApp Marketing: Campanhas e disparos em massa
Atualmente uma das principais estratégias efetivas para relacionamento e vendas é o WhatsApp Marketing. Porém é importante ter atenção a este tipo de uso, pois o envio em massa pode ter algumas restrições. A partir de 2022 já foram permitidas ações de disparos em massa via whatsapp com usos relacionados à promoções, divulgações, publicidade e afins, incentivando vendas pelo aplicativo preferido dos brasileiros, onde os vendedores usam técnicas de chat-commerce para vender mais. São aceitáveis também disparos em massa via WhatsApp que podem ser automatizados através do uso de integrações, muito utilizados para enviar notificações e avisos (lembrando que todos necessitam consentimento prévio do clientes, como opt-in).
Forma de Cobrança
A forma de cobrança é composta pelo plano escolhido na Globalbot e os créditos adicionais para envios de disparos. Confira os planos e preços de chatbots e contate-nos para ajudar a tirar qualquer dúvida.
O número pode ser bloqueado?
Se você seguir nossas orientações de uso e normas do próprio WhatsApp, você não tem risco de perder a sua conta ao utilizar campanhas de marketing ou disparos em massa via WhatsApp! O número/conta da sua empresa na Plataforma do WhatsApp Business é constantemente monitorado.
As pessoas podem bloquear ou denunciar empresas, e tanto a Globalbot quando a Plataforma do WhatsApp Business avaliarão e limitarão as empresas que tiverem baixa qualidade por um certo período. O eventual banimento nunca será em virtude do uso da plataforma Globalbot, mas sim por conta da ação do cliente. O banimento poderá ocorrer mesmo que faça os envios de forma manual, o risco é exatamente o mesmo.
O banimento do número do WhatsApp Business pode acontecer por uma série de motivos de acordo com a Política Comercial do WhatsApp. Saiba o que fazer se seu número foi banido no WhatsApp.