Chatbot de vendas na Black Friday: como aplicar no seu e-commerce
Um levantamento recente da TracyLocke Brasil, em parceria com a Behup, revelou que, em agosto de 2020, 43% dos brasileiros…
Um levantamento recente da TracyLocke Brasil, em parceria com a Behup, revelou que, em agosto de 2020, 43% dos brasileiros já estavam programando as compras da Black Friday. Dados do Google mostram que 62% dos consumidores começam a pesquisar sobre os produtos com um mês ou mais de antecedência. Nesse cenário, sem dúvidas, usar um chatbot de vendas pode ajudar os seus clientes e proporcionar inúmeros benefícios para o seu negócio.
Um chatbot de vendas é uma ferramenta que ajuda a impulsionar o e-commerce a entregar o produto certo para o cliente, no momento em que ele está procurando ou em outras situações. A ideia é que o consumidor seja impactado e tenha interesse naquela oferta ou informação. Neste artigo, você vai entender como o chatbot de vendas pode ajudar e como aplicar em seu e-commerce. Acompanhe!
Veja como aproveitar a Black Friday no seu negócio
Analisar o comportamento e os interesses do consumidor no período pré-black friday vai ajudar as lojas a vender mais. Uma pesquisa recente, divulgada pelo portal Gente, do grupo Globo, revela dados interessantes sobre as expectativas e interesses do consumidor com relação ao período.
De acordo com a pesquisa, 42% dos entrevistados pretendem comprar na Black Friday este ano e 39% afirmam que a data está ainda mais importante. Os entrevistados informaram também quais são seus principais objetivos e prioridades na compra:
- 65% vão comprar algo para se presentear;
- 55% acreditam que a Black Friday 2020 será a melhor época para comprar no ano;
- 51% vão priorizar comprar de marcas que fizeram algo positivo durante a pandemia.
Esse último dado, além de significativo, é muito relevante, pois mostra que os consumidores estão atentos com relação às ações das marcas.
O ambiente de compras preferido continua sendo a internet: 29% pretende comprar online e apenas 14% vai comprar em loja física. No entanto, 55% pretende comprar tanto em lojas físicas, quanto na internet. As empresas que criarem boas ofertas nos dois ambientes terão mais chances de vender para esse público.
Muitas empresas reduziram suas promoções, campanhas e propagandas durante o isolamento social, mas agora é o momento de adotar ações para atrair o consumidor e conseguir fechar mais vendas. A seguir, você vai ver como usar o chat de vendas pode ajudar com esse desafio.
4 formas de usar o chat de vendas na Black Friday
Atendimento durante todo o evento
A Black Friday é uma ação que dura um dia inteiro, começa e termina à meia-noite. Neste dia, algumas empresas dobram suas equipes de atendimento para dar conta de todas as solicitações, dúvidas e pedidos do cliente. Porém, essa estratégia acaba gerando mais custo para o negócio.
O chat de vendas é um recurso automatizado, capaz de prestar suporte ao consumidor, auxiliando com suas dúvidas e até ajudando a fechar seus pedidos. Usando essa ferramenta, a empresa não precisa ter uma equipe maior para atender. Apenas grupos estratégicos para agir em demandas mais complexas.
Capturando a atenção do público
Os clientes entram em muitos sites durante a Black Friday, comparam preços, observam as ofertas. Perder um cliente nesse processo é muito fácil. É preciso capturar sua atenção nesse momento e evitar que ele saia do seu site para ir ver o do concorrente.
Enquanto o consumidor navega em seu site, o chat de vendas envia mensagens personalizadas de acordo com o padrão de navegação que ele apresentou. Por exemplo, o cliente acessou duas vezes a mesma página ou colocou produtos no carrinho? O chat envia uma mensagem com um cupom de desconto que pode ser somado à promoção.
Tornando o processo de compra mais simples
Muitos consumidores querem aproveitar a Black Friday, mas têm dificuldades em fazer compras online ou não têm muita paciência com as etapas desse processo. Uma forma de evitar a perda desse público é facilitar a jornada do cliente.
O chat de vendas é capaz de trocar mensagens com o cliente, como se fosse uma pessoa, registrar seus dados e encaminhá-lo para a finalização da compra. O cliente executa todos os passos, entregando as informações que adicionaria ao cadastro, por meio do bate-papo. Assim, o processo acontece de forma mais fluida e menos burocrática.
Reunindo dados sobre o cliente e sua navegação
Alguns clientes vão entrar e sair do seu site sem comprar nada. Isso pode acontecer por diversos fatores e para entender os motivos do abandono, é importante ter acesso aos dados de navegação do público.
Com essas informações, você consegue criar ações e estratégias de conversão para impactar o cliente em outro momento e de outra forma.
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