Desarmando a bomba-relógio com o atendimento no WhatsApp Empresarial

Desarmando a bomba-relógio com o atendimento no WhatsApp Empresarial Com o uso massivo de WhatsApp Empresarial no Brasil as empresas…

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Desarmando a bomba-relógio com o atendimento no WhatsApp Empresarial

Com o uso massivo de WhatsApp Empresarial no Brasil as empresas estão cada vez mais atendendo neste canal, pois ele é ágil, fácil e inclusivo. Permite que idosos, adultos, jovens, pessoas com necessidades especiais, sejam atendidos.
Muitas empresas usam o WhatsApp no seu dia-a-dia. Porém, no meio empresarial, o volume de interação é alto e o atendimento realizado por apenas um agente pode emperrar a fluidez das conversas.
Também pode existir o risco de mensagens serem apagadas, para ocultar qualquer falha do agente, fazendo com que os clientes tenham uma péssima experiência de consumo. E esses são relatos reais que ouvimos quando conversamos com as empresas.
E você sabe que, quando o cliente não é bem atendido em um lugar, logo irá procurar outro, pois temos a liberdade de encontrar várias opções em apenas alguns instantes.
Quando a empresa está preocupada em otimizar o fluxo de atendimento e escalar as conversas, irá procurar uma plataforma de atendimentos que dê suporte para o alto volume que recebe diariamente. Aqui encontram-se dois principais benefícios:

  • Filtrar as dúvidas mais simples com automação, usando chatbots para isso;
  • Atendimento humano. Quando esse momento chega, o atendimento é distribuído por especialidade, departamento, conhecimento e outras categorias, possibilitando a distribuição equânime sem sobrecarregar o atendente.

 

Quando falamos em escala e atendimento com inteligência artificial, o gráfico abaixo elucida o que é melhor para cada um, humanos e chatbots, seus benefícios e pontos de atenção:

Gestão efetiva dos atendimentos

Veja também por outro lado, como por exemplo, os benefícios que a gestão efetiva dos atendimentos traz: 

Gestão por Squad, Gerente, Atendente

Com as métricas de atendimentos, como: satisfação, mapa de calor com os horários de pico, análises por Squad, análises por Gerente e seus liderados, análise individual de atendimento, enfim, como for melhor a visão com os dados.
Será possível criar métricas por equipe ou individual, para melhoria contínua de desempenho do atendimento. A empresa pode criar indicadores de desempenho e ir medindo no decorrer dos meses.

Prevenção para Passivo Trabalhista

Com o uso de uma plataforma será possível retirar todos os atendimentos, que hoje, muitas vezes estão nos celulares pessoais, para um ambiente controlado e monitorado da empresa.
Em uma plataforma será possível configurar nível de acesso, jornada de trabalho, departamentos, entre outras coisas, afastando assim, problemas futuros, como discussões Judiciais de assédios, sobrecarga  ou contatos fora da jornada de trabalho.

Otimização das Campanhas

Com os dados registrados na plataforma, será possível realizar ações direcionadas e aumentar o ROI das campanhas. Também será possível traçar melhor o perfil do cliente, possíveis motivos por não comprar, satisfação e realizar marketing direcionado, dentre outras coisas que melhoram o desempenho.
Além disso, precisamos entender que o principal vínculo deve ser criado com a marca, com a empresa. Os dados e os clientes não podem ir embora com o atendente!

Como usar o WhatsApp Business na estratégia da sua empresa?

O uso do WhatsApp na jornada do atendimento ao cliente no pré e pós-compra tem mudado a percepção dos consumidores a respeito das empresas. Afinal, ser tão bem acompanhado em todas as fases da compra acaba encantando e fidelizando o cliente, que geralmente, costuma colocar a empresa que lhe deu um bom atendimento em primeiro lugar nas suas próximas pesquisas de compra, além de indicá-la aos amigos. É justamente dessa forma que podemos ver como um chatbot impacta na Experiência do Cliente.

Além de surpreender, encantar e fidelizar os clientes, há outras vantagens no uso do WhatsApp na jornada do atendimento. Entre elas, estão:

  • A praticidade e redução de custos: mais de 50% dos atendimentos comuns podem ser automatizados.
  • A agilidade no atendimento: os chatbots ficam 24h disponíveis nos canais digitais, sem fila de espera.
  • A rapidez no contato: o uso do atendimento automatizado ao cliente via WhatsApp costuma ser até 10x mais veloz na resolução dos atendimentos.

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Com a plataforma da Globalbot, você terá os dados organizados e acessíveis a qualquer momento, as empresas saem do meio especulativo, onde impera o “eu acho”, para uma gestão efetiva com indicadores confiáveis e a possibilidade de criar novas estratégias, se antecipando frente ao dinamismo do mercado.
Conheça a nossa plataforma e comece hoje mesmo a criar uma experiência perfeita de consumo com a sua marca!

Felipe Volpato CEO Globalbot ;)

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