Tem dificuldades para responder a todos? Saiba como chatbot pode mudar isso completamente

O chatbot vem se destacando no mundo dos negócios, pois oferece muitas vantagens para as empresas, por exemplo. Um bot…

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O chatbot vem se destacando no mundo dos negócios, pois oferece muitas vantagens para as empresas, por exemplo. Um bot é um software que interage e conversa com seres humanos. Toda essa interação é feita por meio de mensagens de texto.
Alguns bots usam a inteligência artificial para compreender o que o usuário está dizendo e então, responder com a mensagem mais adequada. Outros, apenas sugerem opções para que os usuários possam escolher entre sim ou não, por exemplo.
Existem dois tipos básicos de chatbots, um deles é baseado em regras. Este funciona através de comandos específicos (ou palavras-chave), se você disser algo que ele não conhece, ele certamente não saberá como agir – são limitados. Ou seja, obedecem a fluxos de navegação bem definidos.
Já os chatbots baseados em inteligência artificial conseguem compreender o que você quer dizer por meio do que perguntasse perguntou ou foi escrito.
Isto significa dizer que este modelo possui a capacidade de aprender e entender a linguagem natural e não apenas comandos. Quanto mais o usuário utilizar, mais inteligente esse chatbot fica. Ele aprende com o tempo, assim como com outros serviços (dados).

A eficácia dos chatbots

Além de sanar possíveis dúvidas, enviar informações relevantes, criar filtros e criar interações com personagens fictícios para entreter clientes, os chatbots podem ser os melhores vendedores de uma empresa.
Além de utilizar o histórico de compras e interações anteriores do consumidor com a empresa, os chatbots podem ser configurados para direcionar sempre, seus contatos para o fechamento de uma venda, o que pode ser extremamente benéfico à corporação.
Os chatbots podem desempenhar sua função de maneira mais eficaz do que um telemarketing, por exemplo, visto que executam atendimentos de forma simultânea. Os chatbots reproduzem o atendimento humano, entretanto mesmo que o cliente tenha ciência de que está se comunicando com um robô, a configuração de suas frases e expressões pode aguçar a curiosidade dele.
Ao mesmo tempo em que cativa o cliente, o chatbot resolve a demanda e ainda compartilha sua experiência em suas redes de contato. No momento em que você incorpora os chatbots para apoio de um call center, sua performance será certamente potencializada em termos de volume e agilidade no atendimento.
Efeitos como períodos de férias, ausência de funcionários, e até mesmo a rotatividade comum do setor serão minimizados. Em outras palavras, os chatbots aumentam o nível de qualidade no atendimento e os resultados da equipe tendem a ser mais eficazes.

3 vantagens ao adotar os chatbots

Além de estarem presentes em todos os segmentos, os chatbots trazem inúmeras vantagens para as empresas, no quesito comunicação. Confira abaixo 3 vantagens que a sua empresa terá no momento em que você adotar essa excelente tecnologia.

  • Tempo de espera

Com o avanço da tecnologia e a agilidade com que tudo acontece, nenhum cliente tem mais a paciência de antes para ser atendido. Eles querem rapidez, e manter equipes que possam atender a grandes volumes de solicitações pode ser bem custoso.
Os chatbots são vantajosos nesse sentido, pois enviam inúmeras mensagens para várias pessoas por dia, tudo isso ao mesmo tempo. Eles agem na resolução de solicitações e direcionam os clientes para atendentes somente em casos especiais. O que reduz o tempo de espera e Gera satisfação por parte do cliente.

  • Comodidade

Para realizar compras, muitas pessoas ao utilizarem tablets ou smartphones se veem frustradas em algum momento com a experiência oferecida por esses recursos. Portanto, acabam se vendo obrigadas a mudar para o computador para realizar a compra.
O chatbot consegue resolver esse problema, pois é capaz de auxiliar o cliente em todo o processo, desde a pesquisa por produtos até finalização do processo de compra, passando inclusive, pelo pagamento e pelo rastreamento das entregas.

  • Atendimento personalizado

Os chatbots conseguem processar uma vasta quantidade de informações, portanto eles permitem que o atendimento seja personalizado, o que deixa os clientes mais satisfeitos.
Se, por exemplo, um cliente deseja comprar um produto com características bem específicas, o software consegue realizar a pesquisa e poucos segundos. Ele filtra de maneira rápida cor, tamanho, estilo, preço, entre outros atributos.
Portanto, os chatbots para e-commerce, por exemplo, podem oferecer produtos e soluções que estejam perfeitamente alinhados aos interesses dos clientes. Com um atendimento personalizado e muito mais cômodo é normal que os consumidores acabem comprando mais.
Os chatbots facilitam a comunicação e, além disso, oferecem muitas vantagens para a sua empresa. Confira agora mesmo como essa tecnologia pode ser extremamente eficaz!
Os chatbots são versáteis e aprimoram a comunicação. O que você achou da nossa postagem? Faça um breve comentário a respeito do assunto. Em caso de dúvidas entre em contato conosco, será um enorme prazer poder atendê-lo. Para ficar por dentro de todas as novidades do universo da tecnologia continue acompanhando as nossas postagens.

Felipe Volpato CEO Globalbot ;)

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