Quais são os 3 principais tipos de chatbot? Conheça já!
Cada vez mais os chatbots se tornam essenciais para as estratégias de atendimento das empresas, atuando de diferentes formas para…
Cada vez mais os chatbots se tornam essenciais para as estratégias de atendimento das empresas, atuando de diferentes formas para interações entre clientes e marcas em todos os segmentos. Já é possível, inclusive, encontrar diferentes tipos de chatbot no mercado.
A expressão chatbot consiste na abreviação de robô e chat. Trata-se de um software programado para trabalhar e gerenciar trocas de mensagens em diversos canais de atendimento, como sites, aplicativos e mídias sociais. Com base na Inteligência Artificial (IA), esses agentes virtuais automatizados são capazes de aprender e simular conversas humanas, oferecendo vantagens importantes, como redução de custos e otimização de serviços.
Quer conhecer os 3 principais tipos de chatbots disponíveis no mercado e saber qual deles se encaixa melhor ao seu negócio? Acompanhe os tópicos a seguir!
Tipos de chatbot e suas vantagens
No geral, os chatbots podem ser classificados como simples ou complexos. Os softwares mais básicos contam com pequenos recursos de automação. São programados para fornecer respostas e opções para orientar o cliente, com vistas a resolver suas dúvidas ou realizar operações.
Os robôs de atendimento mais sofisticados, por sua vez, funcionam sob recursos de Inteligência Artificial. Eles são capazes de aprender e simular diálogos interpessoais com exemplos de atendimento. Dessa forma, conseguem passar informações sobre produtos e serviços com ações mais complexas.
Essa capacidade de aprender novas interações humanas, automaticamente, é conhecida como machine learning (ou aprendizado da máquina). Vejamos, abaixo, 3 de suas versões mais destacadas no mercado.
1. Chatbots para atendimento (SAC)
A principal função desse tipo de chatbot é automatizar os atendimentos aos clientes de sua empresa. Nessa perspectiva, os agentes virtuais ficam responsáveis por realizar o que se convencionou chamar de atendimento de primeiro nível, ou seja, são aqueles contatos simples, que apresentam necessidades comuns, mas que representam altas demandas.
Portanto, usando o software, é possível otimizar o serviço e deixar para os atendentes humanos somente para os casos de maior complexidade.
2. Chatbots para captação de leads
Essa versão de chatbot é voltada para acompanhar a visita online de potenciais clientes às plataformas da empresa, ficando disponível para esclarecer dúvidas, explicar sobre produtos e serviços por meio de um diálogo envolvente, cujo objetivo é coletar dados da lead (oportunidade de negócio).
Com essas informações, ele consegue identificar as necessidades e desejos do prospect e passar para a equipe de vendas.
3. Chatbots otimizadores
Os bots otimizadores são definidos como uma solução que objetiva facilitar tarefas que os clientes desejam efetivar nas plataformas das empresas, como comprar, fazer perguntas, obter informações, etc. São muito utilizados em aplicativos e e-commerce, com a finalidade de otimizar o processo de atendimento de forma amigável e fluida.
Os atendimentos inteligentes viabilizados pelos diferentes tipos de chatbots, afinal, podem render resultados importantes para a sua empresa, como reduzir custos com serviços, otimizar processos, resolver os problemas dos clientes de forma automatizada e prospectar mais leads para o negócio.
A Globalbot é especialista em chatbots para empresas e oferece soluções de atendimento ao cliente para a sua empresa com Inteligência Artificial, combinando assistentes virtuais com atendimento humano em diversos canais.
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