Como ter uma conta comercial verificada no WhatsApp?

Uma conta comercial verificada no WhatsApp mostra, para seus clientes, que aquele é o canal oficial de contato com a…

6 min leitura

Uma conta comercial verificada no WhatsApp mostra, para seus clientes, que aquele é o canal oficial de contato com a empresa. Essa verificação permite que seus clientes sintam mais segurança ao receber informações e que, por ali, seus dados estarão seguros.

O processo de verificação de uma conta comercial do WhatsApp, não é complicado, mas pode gerar muitas dúvidas e dificuldades em reunir informações que estejam de acordo com as Políticas da Meta (antigo Facebook, empresa dona do WhatsApp).

Para te ajudar nessa jornada de ativação da conta no WhatsApp Business, preparamos esse passo a passo para que sua marca se torne uma empresa verificada no WhatsApp.

O que é uma conta verificada no WhatsApp Business?

Uma conta comercial verificada no WhatsApp, é aquela que recebe um selo de verificação ao lado do nome da empresa.

selo-verificado-whatsapp
Selo verde de conta do WhatsApp verificada

Os maiores benefícios de se obter uma conta verificada no WhatsApp é passar a segurança para seus clientes de que ali é o lugar oficial de contato com a empresa. Um selo de verificação do WhatsApp passa uma imagem e uma sensação de importância, qualidade e segurança ao canal, o que pode influenciar positivamente na Experiência do Cliente (CX) quando este receber as comunicações da empresa.

Além disso, uma conta do WhatsApp Business verificada libera mais funcionalidades dentro do perfil comercial da empresa e impede que a conta seja banida do WhatsApp.

Leia mais:

Como saber se um whatsapp é verificado?

Para saber se uma conta do WhatsApp é verificada, basta procurar pelo selo verde de verificação de conta. O selo de verificação fica localizado ao lado do nome da empresa tanto no topo da página de conversa como, também, no perfil completo da marca.

selo-verificado-whatsapp

Se a conta comercial tiver o selo em qualquer um dos dois lugares, ela é uma conta verificada do WhatsApp Business

Quem pode ter uma conta do WhatsApp verificada?

Como o próprio WhatsApp diz, poucas contas terão o símbolo verde de conta comercial verificada e este processo de verificação depende de muitos fatores como alto volume de mensagens trocadas e uma marca reconhecida no mercado.

Outros fatores obrigatórios para ter uma conta verificada são:

Como verificar meu WhatsApp Business?

Como mencionamos anteriormente, uma conta do WhatsApp comercial que seja verificada passa mais segurança para o seu cliente e até incentiva a interação deles com sua marca por ser um canal direto para comunicação com a empresa.

Para verificar sua conta do WhatsApp Business, existe uma série de passos que precisam ser seguidos para a aprovação do WhatsApp.

Mas o mais importante é que você tenha um número de WhatsApp na API Oficial. O prazo de verificação de uma conta é, geralmente, de 6 semanas, mas isso pode variar de acordo com as entregas e o tempo de aprovação da conta.

Leia mais

chatbot-whatsapp

O pré-requisito: uma conta verificada no Facebook

Para iniciar o processo de verificação de sua conta no WhatsApp, é necessário que a empresa tenha uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook e confirme se a conta já está verificada.

gerenciador-de-negócios
Verificação da empresa no Gerenciador de Negócios do Facebook

Para confirmar se a sua conta já está verificada, siga os passos abaixo:

  • Acesse o Gerenciador de Negócios do Facebook e faça o login.
  • Vá em Configurações do Negócio e depois em Centro de Segurança
  • Observe se a Verificação da Empresa está feita.
  • Se a Verificação não estiver feita, clique em Iniciar Verificação
botao-iniciar-verificacao
Botão Iniciar Verificação no Gerenciador de Negócios do Facebook

Etapa 1: Preencher Formulário de Requisição

Aqui na Globalbot, temos uma parceria com a Gupshop que é a nossa provedora de API Oficial do WhatsApp, por isso seguimos o padrão estabelecido pela empresa que faz a intermediação entre o WhatsApp e a plataforma Globalbot.

O formulário de requisição necessita de informações para montar o perfil de sua empresa no WhatsApp comercial e avaliar se a verificação será possível. Por isso, reúna as seguintes informações:

  1. Nome da Empresa
  2. Responsável (Nome Completo)
  3. Telefone Da Empresa
  4. Email Do Responsável (para recebimento das comunicações)
  5. Endereço
  6. Complemento
  7. Cidade / UF
  8. CEP
  9. Site
  10. Página do Facebook
  11. Número de Identificação Do Gerenciador De Negócios
  12. Número do Whatsapp
  13. Display Name (seguir a Política do WhatsApp para nome da marca)
  14. Descrição do negócio
  15. E-Mail da empresa
  16. Site da empresa
  17. Sobre (max. 139 caracteres)

Etapa 2: submeter aprovação para o time do WhatsApp

Essa é a parte em que as informações da conta reunidas em um formulário são enviadas ao WhatsApp para avaliação se a verificação será possível. Aqui, também é possível enviar os Templates de Mensagens (HSM) para o WhatsApp.

Essa é uma responsabilidade da empresa que fornece a solução de WhatsApp Comercial para a sua empresa. Aqui na Globalbot temos uma parceria com a Gupshop, líder em fornecer provedor para a API Oficial do WhatsApp, mas para nossos clientes, toda a etapa de migração do número do WhatsApp para a API Oficial é feita pelo nosso time de implementação.

Com o suporte completo por quem tem experiência no assunto, sua empresa será guiada nos processos de ter uma conta comercial do WhatsApp verificada, sem grandes problemas. Confira como o processo de ativação de um número na API Oficial é feito:

ativacao-api-oficial
Processos de ativação da API Oficial do WhatsApp

Vários atendimentos em apenas um número do WhatsApp

A verificação de uma conta comercial no WhatsApp é um processo que leva confiança para seus clientes e está inclusa no pacote de ações para sua empresa fornecer uma ótima experiência de contato.

Imagine juntar todos os seus atendimentos por WhatsApp em apenas um número oficial da sua marca e oferecer um atendimento híbrido com humanos e chatbots.

Sua empresa não precisa mais:

  • Ter números diferentes de WhatsApp para cada atendente;
  • Ficar sem conseguir consultar o histórico de conversas;
  • Não ter um dashboard com dados sobre todos os atendimentos realizados em um período determinado;
  • Ficar sem a segurança de estar em conformidade com as regras da LGPD e com os parâmetros do WhatsApp API Oficial.

A API Oficial do WhatsApp auxilia a simplificar e organizar todos seus atendimentos em apenas um número oficial da sua marca. O atendimento pelo WhatsApp é um dos canais mais utilizados por empresas que precisam se comunicar com clientes de maneira rápida e fácil.

guia-do-hsm

Felipe Volpato CEO Globalbot ;)

Leia mais.

Como enviar mensagens automáticas no WhatsApp?

Como enviar mensagens automáticas no WhatsApp?

As mensagens automáticas do WhatsApp são serviços que ajudam na produtividade e facilidade de atendimento ao cliente, dando respostas automáticas…

11/02/2022
Novo modelo de cobrança na API do WhatsApp Business

Novo modelo de cobrança na API do WhatsApp Business

Descubra o que mudou na precificação de abertura da Janela de 24 horas do WhatsApp com HSM O Facebook anunciou,…

01/12/2021

Os melhores insights no seu email

Assine nossa newsletter e receba novidades e conteúdos exclusivos.