Como enviar mensagens automáticas no WhatsApp?

As mensagens automáticas do WhatsApp são serviços que ajudam na produtividade e facilidade de atendimento ao cliente, dando respostas automáticas…

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As mensagens automáticas do WhatsApp são serviços que ajudam na produtividade e facilidade de atendimento ao cliente, dando respostas automáticas para que seus clientes tenham uma boa experiência de atendimento.

São 3 tipos de mensagens que podem ser configuradas dentro do aplicativo do WhatsApp Business: mensagem de saudação, mensagem de ausência e respostas rápidas. Vamos te mostrar como configurar cada uma dentro do seu aplicativo e dar dicas da melhor maneira de usá-las em sua estratégia comercial.

O que é o WhatsApp Business?

Também chamado de WhatsApp Comercial, é a versão do aplicativo de mensagens WhatsApp voltado para empresas, com ferramentas que ajudam nas estratégias comerciais e ajudam empresas a venderem mais.

Pensado para atender às necessidades das empresas que desejam vender pelo aplicativo ao mesmo tempo que atendem o cliente, o WhatsApp Business oferece recursos de produtividade para o atendimento como mensagens automáticas e atalhos de respostas rápidas, como também a possibilidade de criar um catálogo de produtos/serviços dentro da plataforma de atendimento.

Além disso, para empresas com demandas maiores de atendimento, o WhatsApp Business possui ferramentas mais completas de atendimento como a possibilidade de uso de chatbots para WhatsApp e o atendimento omnichannel, ou seja, quando você pode fazer vários atendimentos com apenas um número oficial da sua marca.

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O que são mensagens automáticas do WhatsApp e como ativá-las?

As mensagens automáticas do WhatsApp são respostas automáticas enviadas assim que o cliente entra em contato com a empresa pelo WhatsApp. São 3 tipos de mensagens e cada uma delas representa uma estratégia que pode ser adotada pela empresa:

Note que, diferentemente dos templates de mensagens HSMs para WhatsApp, as mensagens automáticas não conseguem usar variáveis como nome, empresa e contexto para customizar a mensagem para o contexto de cada cliente.

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Para colocar mensagens automáticas no WhatsApp Business, você precisa ir em Configurações > Ferramentas Comerciais > Ferramentas de mensagens e as três opções disponíveis aparecerão:

Mensagem de Saudação

É a primeira mensagem que é enviada quando o cliente entra em contato com a empresa, ela funciona para que seu cliente tenha uma confirmação de que a mensagem chegou à empresa. Uma das vantagens de se usar a mensagem de saudação é usá-la para agradecer o contato e informar que, em instantes, sua empresa retornará o contato para não deixá-lo esperando.

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Mensagem de Ausência

É uma mensagem que sinaliza a ausência de algum atendente que possa conversar com o cliente e responder suas solicitações. É uma mensagem que pode ser ativada em períodos, dias e horários específicos, ou seja, fora do horário de atendimento da empresa. Um dos benefícios da mensagem de ausência é informar seus clientes que, naquele momento, por ser fora do horário de atendimento da empresa, não existe uma pessoa que possa atendê-lo. A mensagem de ausência tem a intenção de tranquilizá-lo de que sua demanda será atendida em outro momento quando um atendente estiver disponível.

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Respostas Rápidas

As respostas rápidas do WhatsApp Comercial são atalhos de teclado para que você consiga responder perguntas frequentes sem precisar digitar a resposta inteira em cada atendimento. As respostas rápidas funcionam como um hack de produtividade para seu atendimento. Com elas, você pode atender mais pessoas em um menor tempo, basta digitar /horário para enviar a mensagem cadastrada de horário de funcionamento, por exemplo.

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O que escrever na mensagem automática do WhatsApp Business?

Não sabe o que escrever na mensagem automática do WhatsApp? Veja alguns exemplos de mensagem de saudação, mensagem de ausência e respostas rápidas para o seu WhatsApp comercial.

Saiba mais sobre a escrita voltada para a Experiência do Cliente neste conteúdo sobre UX Writing. É importante expressar nestas mensagens o tom e a voz de sua marca, já que a maneira com que sua marca se comunica deve ser constante em todos os pontos de contato, como no site, redes sociais etc.

Exemplos de mensagens de saudação

  • Olá, agradecemos o contato! Como podemos te ajudar?
  • Olá, obrigado por entrar em contato conosco! Iremos te atender em alguns instantes.
  • Que bom te ver por aqui. Já vamos te atender, tá bom?

Exemplos de mensagens de ausência

  • Obrigado por entrar em contato conosco. No momento, não há um atendente online.
  • Olá! Nosso horário de atendimento é das 9h às 18h.
  • Não estamos online agora, mas deixe sua mensagem que te retornaremos assim que possível!

Exemplos de respostas rápidas

  • /horário – Nosso horário de atendimento é das 9h às 18h.
  • /produtos – Para ver o catálogo de produtos, basta clicar no perfil da Globalbot na janela de conversa
  • /contato – Nosso telefone de contato é (48) 3207-0007. Você também pode entrar em contato conosco pelas redes sociais @globalbot

Como automatizar seu atendimento no WhatsApp

As mensagens automáticas do WhatsApp Business são uma funcionalidade que resolve algumas dificuldades do atendimento ao cliente, mas são dependentes de uma ativação por humanos. Por isso, a automação dos primeiros atendimentos pode guiar o cliente a retirar suas dúvidas e posteriormente à compra, sem que seu time de atendimento precise fazer atendimento manual nestes casos mais frequentes.

Conheça o que é chatbot e veja seus benefícios na agilidade dos times de atendimento. Com o chatbot para WhatsApp, sua empresa só necessita de um número oficial da marca para diversos atendentes.

A plataforma Globalbot é omnichannel, ou seja, ela reúne os vários canais de atendimento que sua empresa possui, para que seus atendentes possam conversar com os clientes em apenas um lugar, focando na qualidade do atendimento e entregando uma experiência para o consumidor completa.

Fale com nossos especialistas em atendimento digital e conheça as diversas funcionalidades da plataforma Globalbot.

Felipe Volpato CEO Globalbot ;)

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